top of page

Mulheres na liderança: mais do que vantajoso para o negócio, uma questão de equidade

  • HONKAI
  • 7 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2024

Como financista e consultora em negócios, tenho vivenciado de perto os bastidores de empresas de diversos nichos e os desafios e conquistas das mulheres na liderança dentro dessas organizações. A jornada rumo à igualdade de gênero e à representatividade feminina em cargos de destaque é um caminho repleto de obstáculos, mas também de oportunidades para transformar o cenário empresarial e social do país.

Ao analisar a situação atual, é inegável o progresso que nós temos alcançado, quando o assunto é ocupar um cargo de liderança. Dados recentes apontam que somos 17% das presidências no país, sinalizando uma tendência ascendente para os próximos anos. No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos que precisam ser superados para garantir uma representatividade equitativa e efetiva.

Preconceito de gênero, divisão de trabalho, desigualdade salarial e de oportunidade, ainda persistem como uma barreira significativa para o avanço das mulheres na liderança de negócios. Sendo assim, temos a função de mostrar e comprovar que estes desafios precisam e devem ser superados. 

Manter uma mulher em um cargo de liderança, além de ser uma questão de equidade, pode ser exatamente vantajoso para o negócio e os estudos compravam. Se você der uma olhada na lista da Fortune 500 na América, verá que 15% dos CEOs são mulheres. As empresas que apresentam uma maior representação feminina nos seus conselhos de administração superam em grau notável as organizações que não o fazem.


ree
Ao me posicionar eu empodero a mim e a outras mulheres

Por que é importante ter mulheres na liderança?

Eu vou trazer como referência um relatório da McKinsey & Company, em todo o Reino Unido uma maior diversidade de gênero na equipa executiva sênior correspondeu à maior melhoria de desempenho no seu conjunto de dados.

Por cada aumento de 10% na diversidade de género, os rendimentos antes de juros e impostos aumentaram uns flagrantes 3,5%. A partir destes dados, concluímos que as mulheres líderes têm um impacto importante e mensurável nos resultados financeiros de uma organização.

Alguns pontos positivos para empresas que mantêm mulheres na liderança:

  • Conjunto diferente de competências e perspectivas imaginativas;

  • Diferenças estruturais e culturais, que impulsionam soluções eficazes;

  • Ponto de vista criativo e senso único de consciência;

  • Alcance aos detalhes mais sutis que podem passar despercebidos por outras pessoas.

Motivos para manter uma mulher na liderança

Além dos pontos que evidenciei acima, posso considerar ainda os múltiplos benefícios que as mulheres podem trazer para cargos de liderança.

  • A liderança feminina está numa crescente mundial;

  • Mulheres priorizam a valorização do trabalho em equipe;

  • A comunicação em toda a empresa pode ser melhorada;

  • Promovem o alcance de um melhor resultado financeiro.

O papel da Honkai neste processo

Tenho buscado inspiração em outras mulheres líderes que trilharam caminhos semelhantes. O desenvolvimento contínuo de habilidades essenciais para a liderança, como comunicação eficaz, negociação estratégica e resolução de problemas complexos, tem sido fundamental para fortalecer minha atuação como CEO da Honkai Consultoria.

Além disso, a promoção da diversidade e inclusão tem sido uma prioridade em nossa empresa. Reconhecemos que as lideranças femininas contribuem não apenas para o sucesso dos negócios, mas também para a construção de um ambiente mais colaborativo, inovador e inclusivo.

Valorizar os atributos considerados essenciais para uma boa liderança feminina, como facilidade de delegação, autodisciplina, capacidade de influenciar e comunicação eficaz, tem sido uma boa estratégia para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em meu caminho como CEO da Honkai Consultoria.

Em meio aos desafios enfrentados pelas mulheres na liderança de negócios no Brasil, vejo cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento e superação. Acredito que juntas podemos transformar o cenário empresarial do país, promovendo a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão em todos os níveis hierárquicos das organizações.

Neste sentido, reafirmo meu compromisso em continuar lutando por uma sociedade mais justa e equitativa, onde as mulheres ocupem seus espaços de direito na liderança de negócios, contribuindo não apenas para o sucesso das empresas, mas também para a construção de um futuro mais igualitário e promissor para todos.


Franscielli Bárbosa

CEO Honkai


Comentários


bottom of page