Desmistificando M&A: Pequenas e Médias empresas como protagonistas discretas e estratégicas
- assessoria7533
- 8 de set.
- 1 min de leitura

No primeiro semestre de 2025, o número de transações em M&A cresceu 71,1% em relação ao mesmo período de 2024, com destaques para fintechs, ERP/TI, saúde, marketing, vendas e cibersegurança, especialmente impulsionadas pelo apetite por tecnologias de IA.
As micro, pequenas e médias empresas representam 99% das empresas brasileiras, respondendo por cerca de 27% do PIB e gerando 62% dos empregos formais. Elas oferecem múltiplas oportunidades de ganhos exponenciais com valuation ainda acessível, ao contrário dos preços inflacionados de grandes corporações.
Investir em micro, pequenas e médias empresas bem geridas e com alto potencial de sinergia, permite melhor diversificação, mitigando riscos dos grandes players tradicionais. Entrar no radar cedo, antes de uma empresa se tornar grande, é uma forma eficiente de capturar valor e gerar liderança futura.
No mundo de M&A, o que importa não é o tamanho da empresa, mas o valor estratégico e a capacidade de transformação que ela carrega. O olhar atento e analítico pode revelar os próximos cases de sucesso, antes que o mercado perceba o que já está em movimento.




Comentários